10 dicas para fazer o CrossFit Open pela primeira vez

Está na hora do maior campeonato de CrossFit do mundo! Sim, o Open é o momento do ano para o qual todos os atletas querem estar preparados. É a hora de se provar, dar tudo de si e competir com os atletas do mundo inteiro, do país, da cidade e do seu próprio Box, por isso, preparamos uma  lista com 10 dicas para fazer o CrossFit Open pela primeira vez!

Ah, no meio do texto, colocaremos alguns vídeos com depoimentos de homens e mulheres do mundo inteiro. As pessoas falam neles de suas experiências no Open. Com certeza, algumas dicas podem ser valiosas para você!

Durante o Open, todos os atletas fazem as mesma provas nos mesmos dias, passam pelas mesmas dificuldades e se superam juntos. É um momento no qual a comunidade do CrossFit se une ainda mais e todo mundo só fala disso!

Veja esse teaser feito pela CrossFit para simbolizar o início do Open 20.1.

Se você vai participar pela primeira vez, vamos te dar algumas dicas!
Mas calma, você nunca tinha ouvido falar em Open de CrossFit? A gente te explica:

O que é o CrossFit Open?

É uma competição que acontece durante 5 semanas e é totalmente online, valendo para o mundo inteiro. A cada quinta-feira, um treino (WOD) é anunciado e os participantes devem realizar a prova, gravar e submeter o resultado até a segunda-feira seguinte.

Depois de realizar as 4 provas, o campeão nacional de cada país e os 20 melhores atletas RX (fora os campeões por país) são convidados para o CrossFit Games. Além disso, essa edição do Open também funciona como classificatória para outros eventos, dentre eles o Brazil CrossFit Championship (BCC).

As datas para o Open 2020 são as seguintes:

  • 20.1 – Workout dia 10/10/19 e postagem até 14/10/19
  • 20.2 – Workout dia 17/10/19 e postagem até 21/10/19
  • 20.3 – Workout dia 24/10/19 e postagem até 24/10/19
  • 20.4 – Workout dia 31/10/19 e postagem até 04/11/19
  • 20.5 – Workout dia 07/11/19 e postagem até 11/11/19

Intenso, né? Por isso, vale a pena continuar a leitura e conferir 10 dicas para fazer o CrossFit Open.

Quem pode participar do CrossFit Open?

Qualquer pessoa com mais de 14 anos pode participar. Existem categorias por faixa etária (Teens, Adulto e Master) e também categorias por nível de condicionamento e habilidades (Scale e RX).

Então se você ainda não é aquele RX (avançado) do Box, pode se inscrever tranquilamente e realizar as provas na categoria Scale (iniciante), que tem pesos mais leves e movimentos mais simples.

Como funciona o CrossFit Open?

Para participar você precisa se inscrever em www.open.crossfit.com e pagar uma taxa de $20 dólares. Depois disso é só realizar os WODs na data correta e com algum juíz certificado pela CrossFit validando seus movimentos.

Para ser um árbitro, é preciso ter o certificado online dado pela CrossFit.

Com seu resultado na mão, é só colocar no aplicativo ou site do Open e conferir sua colocação no ranking mundial, podendo filtrar por país, estado, cidade e Box.

10 dicas para que vai fazer o CrossFit Open

Separamos aqui algumas dicas para você se organizar antes, durante e depois de cada WOD. Também conversamos com o Head Coach super experiente da CrossFit Floripa, Jonas Spricigo, que nos ajudou a montar as dicas a seguir, se liga!

1) Prepare-se psicologicamente

O Open é pensado para testar os limites dos atletas e forçá-los a darem realmente o seu máximo em cada WOD. Conhece aquele ditado que diz o corpo alcança o que a mente acredita“? É exatamente isso! Independente se você está concorrendo à vaga no Games ou está realizando seu primeiro Open na categoria Scale, prepare seu psicológico para não desistir e foque no seu objetivo, seja ele qual for!

Veja o que o Coach Jonas tem pra dizer:

“Os treinos não tem nenhum movimento que você nunca tenha visto, são WODs como outros que você vê todos os dias no seu Box de CrossFit. Aproveite os elementos externos, como arbitragem e torcida de seus companheiros para se doar ainda mais do que em um dia normal: fazer mais rápido, descansar menos, fazer mais repetições. É importante pensar que você não precisa provar nada para ninguém, o que você precisa é dar o seu melhor em cada treino!”

2) Ensaie o WOD mentalmente

Não espere chegar na hora para pensar no treino. Assim que souber como vai ser, comece a se imaginar durante o WOD, visualize você mesmo realizando as repetições, lembre de treinos parecidos que você já fez, pense na técnica de cada movimento e em como fazer para ser o mais eficiente possível. Além disso, imagine o clima do Box na hora e vá ensaiando também o seu psicológico antes da hora chegar.

3) Monte uma estratégia

Pense nos seus pontos fortes e fracos daquele treino específico e na duração do WOD. Se o treino for curto, não vale a pena descansar muito entre os rounds, por exemplo, né?! “Quebre o treino” em partes e foque em realizar cada etapa de uma vez para só depois pensar no próximo round.

Caso não tenha muita experiência, converse com outros atletas e com seu coach para ter uma base de como montar uma boa estratégia.

Lembre-se: limites foram feitos para serem ultrapassados e o Open é uma excelente oportunidade de se superar!

4) Descanse, se cuide e se alimente bem

Cuidado com os treinos normais da semana, você não quer estragar seu corpo durante o Open fazendo algum movimento mais pesado do que o necessário. Também não é necessário que você fique a semana inteira descansando entre um WOD e outro do Open: conheça seu corpo e se organize! Aproveite essas semanas para dormir bastante, descansar e se alimentar bem.

A dica do Coach Jonas para os dias de WOD é a seguinte:

“Não adianta fazer algo que você nunca fez! Não precisa começar a tomar um pré-treino agora se você nunca tomou, por exemplo. Se prepare da maneira como você sempre se preparou para os treinos normais da semana.”

5) Organize seu material

Não espalhe tudo pelo Box. Deixe por perto somente o que for necessário e organize tudo em um espaço que seja adequado para a execução dos movimentos. O mesmo vale para o seu equipamento, como grip ou munhequeira. Isso vai te ajudar a fazer transições rápidas e não se desgastar correndo pelo Box.

6) Aqueça bem

Continuando com a série de 10 dicas para fazer o CrossFit Open: Antes de começar, prepare os músculos e articulações para os exercícios que precisará fazer. Faça seu aquecimento como se fosse um treino normal, realize os movimentos do WOD com carga baixa, aumentando aos poucos, e faça os ginásticos em versões simplificadas, dificultando aos poucos até chegar ao movimento do treino.

Prepare também o cárdio com algumas calorias na bicicleta ou remo. Cuide para não cansar demais, mas não deixe de aquecer bem, afinal, são 5 semanas de treinos e você não pode se lesionar, não é mesmo?!

7) Dê o seu máximo

Acredite: você não vai querer terminar esse treino pensando “poderia ter feito melhor”! Sentir pena de si mesmo não vai adiantar, então respire fundo e deixe para descansar depois.

Diminua o tempo de transição, organize suas repetições de maneira que não se desgaste muito mas que também não fique fácil demais e vá com tudo! Se for um wod mais longo, defina bem seu ritmo e não pare.

Lembre-se que, por mais que sua intenção não seja competir em alto nível, existe um ranking e você está no seu momento de fazer o seu melhor!

8) Desafie-se

A cada WOD, você pode escolher se vai fazer o treino RX ou Scale e a diferença de cargas e de complexidade de movimentos é grande entre uma categoria e outra. Sabe o que isso acarreta?

O Coach Jonas nos conta:

“Como algumas provas Scale são muito básicas, alguns atletas intermediários acabam escolhendo competir RX mesmo não tendo algumas cargas ou movimentos exigidos pelo treino. É aí que a mágica acontece! É nesse momento que o atleta bate aquele PR (recorde pessoal) de LPO (levantamento de peso olímpico) ou consegue fazer seu primeiro Muscle Up, por exemplo! Esse é o tipo de superação que o Open consegue causar nas pessoas!”

9) Divirta-se

Assim que você se inscreve, é preciso ter consciência de que existem coisas que estão além do seu controle. Talvez não seja dessa vez que você vai conseguir fazer todos os WODs na versão RX, por exemplo.

Use esse evento para aprender a controlar seus pensamentos, emoções e ações para se tornar um atleta cada vez melhor. Pense positivo e mentalize tudo o que você pode fazer e já fez para se tornar uma melhor versão de você mesmo. Pode ter certeza de que toda a comunidade do seu Box vai estar com você nessa!

Nas palavras do Coach Jonas:

“Esses treinos acontecem com torcida no Box, com apoio dos amigos, coaches e outros atletas. Todas as pessoas que estão ali vão estar te apoiando, aproveite isso para se motivar ainda mais, sair da zona de conforto, se superar e se divertir!”
É ou não é esse o espírito do CrossFit?

É ou não é esse o espírito do CrossFit?

10) Aproveite para se conhecer melhor

Cada WOD feito no Open é um aprendizado. Ao terminar, analise seu desempenho, pense o que poderia ter feito a mais, se a estratégia escolhida foi a melhor possível, quais foram seus pontos fracos e trace metas para o futuro. Use o Open como régua, se comparando e organizando seus planos em busca do seu próximo objetivo. Esse é o grande aprendizado do Open de CrossFit!

E aí, se empolgou com as dicas para fazer o CrossFit Open?! Deu vontade de competir?
Aqui estão alguns outros campeonatos de CrossFit para você participar!

Se você já participou do Open, conta pra gente aqui nos comentários como foi!

João Paulo Baptista
João Paulo Baptista

Criador do Burpee.com.br. É apaixonado por esportes e atividade física. Já tentou a carreira de jogador de futebol, mas não teve sucesso. Acredita que se exercitar é um dos fatores mais importantes para a melhora da saúde e qualidade de vida. Atualmente pratica Crossfit e musculação.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Sobre Nós

      Criado em 2018, o Burpee.com.br tem a missão de levar para você as informações sobre os mais diferentes esportes. 

       

      Nossos guias de compra são feitos por uma equipe de especialistas, para facilitar suas compras.

      Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

      © 2018-2024 Burpee – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade | Termos de Uso | Links de Afiliados

      As informações fornecidas neste site são apenas para fins educacionais e informativos e não substituem o aconselhamento de um profissional de saúde.

      www.burpee.com.br
      Logo