O que é Atletismo?
O Atletismo é um conjunto de atividades esportivas, que engloba corridas, saltos e arremessos. É muitas vezes referido como o esporte base, pois as habilidades físicas básicas – correr, saltar e arremessar – estão na raiz de quase todos os outros esportes (1).
História e Origem
O Atletismo, tal como existe hoje, nasceu na Inglaterra do século XIX, nomeadamente com a criação do primeiro clube de atletismo, o “London Athletic Club”, em 1866 (1). No entanto, a sua origem é muito mais antiga, remontando aos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, em 776 A.C, onde as atividades realizadas podem ser consideradas precursoras do atletismo moderno (2). A corrida, em particular, era um componente fundamental desses primeiros Jogos Olímpicos, com diferentes provas, incluindo o chamado “stade”, uma corrida de cerca de 190 metros que dura até hoje como a distância padrão para o sprint (3).
Disciplinas do Atletismo
O Atletismo pode ser dividido em várias disciplinas, incluindo a corrida de pista, corrida de campo através, corrida de estrada, corrida de montanha, as provas de salto (salto em distância, salto em altura, salto com vara), as provas de arremesso (arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de martelo, lançamento de dardo) e as provas combinadas, como o decatlo e heptatlo (4).
Importância e Benefícios do Atletismo
O atletismo é um excelente meio de promoção da saúde e bem-estar (5). A prática regular das atividades associadas a este esporte melhora a capacidade aeróbica, aumenta a força e a flexibilidade, promove a perda de peso e a manutenção de um peso saudável, além de proporcionar benefícios psicológicos, como o aumento da autoestima e a redução do stress (6). Algumas pesquisas sugerem que os participantes de atletismo têm um menor risco de desenvolver doenças crônicas, como a doença cardíaca e diabetes tipo 2 (7).
Referências
- Crego R. (1992). “Origins of the Modern Sport of Athletics”. Athletics: A History of Modern Track and Field Athletics. McFarland & Co.
- Golden M. (1998). “Sport and Society in Ancient Greece”. Cambridge University Press.
- Swaddling J. (1999). The Ancient Olympic Games. British Museum Press.
- International Association of Athletics Federations. (2021). “Athletics Disciplines”. IAAF.
- King A., Haskell W., Young D., Oka R., Stefanick M. (1995). “Long-term effects of varying intensities and formats of physical activity on participation rates, fitness, and lipoproteins in men and women aged 50 to 65 years”. Circulation.
- Neil J., Hanton S., Mellalieu D. (2006). “Seeing things in a different light: assessing the effects of a cognitive-behavioral intervention on positive and negative psychological responses”. The Sports Journal.
- Manson J., Hu F., Rich-Edwards J., Colditz G., Stampfer M., Willett W., Speizer F., Hennekens C. (1998). “A prospective study of walking as compared with vigorous exercise in the prevention of coronary heart disease in women”. The New England Journal of Medicine.