Dicas

A importância do Rest Day no CrossFit

Você sabe quanto o descanso é fundamental para obter um bom rendimento físico, especialmente para quem pratica treinos de alta intensidade? Neste artigo explicamos a importância do Rest Day no Crossfit!

Entenda a importância do Rest Day no CrossFit

O que é Rest Day

Rest Day significa dia de descanso. Sim, um dia inteiro sem squats, presses ou deadlifts. Para quem está no ritmo, pode parecer perda de tempo “perder” um dia de exercícios, mas essa pausa é fundamental para obter melhores resultados no CrossFit.

CrossFit é, acima de tudo, equilíbrio. Treinos de alta intensidade pedem por descanso de alta intensidade, ou a conta não fecha. Com o passar dos dias, uma simples noite de sono se torna insuficiente para manter o rendimento no máximo e, em algum momento, o corpo pode cobrar o tanto que foi exigido dele – reduzindo seu rendimento ou até apresentando lesões. Por isso, 24 horas de relaxamento não é muito, mas a porção certa para o nível de exigência do esporte.

Parece simples entender que um corpo descansado rende mais, mas a importância do Rest Day vai muito além de recarregar energias antes de queimá-las novamente. Seu treino não termina assim que você sai do box, porque o corpo continua trabalhando para processar todas as mudanças que você promoveu com os exercícios.

Para entender a fundo a importância do Rest Day, é preciso saber o que é After Burn e Overtraining: impactos positivos e negativos dos treinos de alta intensidade do CrossFit.

O que é After Burn

CrossFit emagrece. Muito. Alguns alunos mais experientes podem queimar mais de mil calorias por treino, o que mostra muito bem quanto o esporte exige do corpo. Os exercícios são tão intensos que continuam queimando calorias no período de descanso, o que é chamado After Burn.

Quanto mais intenso a atividade física, maior o estresse corporal e mais oxigênio o corpo precisa para gerar energia. Não é a toa que a respiração fica acelerada, certo? Todo seu metabolismo trabalha para compensar a perda de oxigênio. O que nem todos sabem é que essa compensação continua até muito tempo depois da respiração se normalizar. O corpo continua cobrando oxigênio, o metabolismo continua acelerado.

Existe muita discussão sobre quanto o After Burn é significativo para o emagrecimento e qual sua duração. Alguns estudos dizem que o efeito pode durar de 12 a 24 horas, outros até 72 horas. Sabe o que isso significa? Que, quando você voltar ao box dia seguinte para treinar, seu corpo ainda pode estar se recuperando do treino anterior.

Uma coisa é fato: é fundamental compreender o After Burn para respeitar o tempo de estabilização corporal. Seu metabolismo agradecerá com um rendimento ainda melhor.

O que é Overtraining

Tantos exercícios de alta intensidade podem gerar impactos negativos, como o Overtraining. Um longo período de estresse corporal, sem o descanso adequado, pode gerar fadiga, esgotamento, fraqueza, irritabilidade, distração e até lesões ou descompensação metabólica.

Ou seja, ignorar o Rest Day na intenção de evitar uma baixa no desempenho seria o famoso “tiro no pé”. Há o risco do corpo reduzir seu desempenho na melhor das hipóteses e, na pior, sobrecarregar um músculo ou tendão, obtendo uma lesão que o manteria afastado dos treinos por muitos dias mais.

Quando descansar

Em geral, a frequência ideal de pausas para treinos de alta intensidade é dois dias por semana. Atletas experientes podem até manter um ritmo de um dia de descanso a cada três de treino, tudo depende do desempenho e, também, dos hábitos, como boa nutrição ou histórico de lesões.

Uma conversa com seu coach pode ajudar você a decidir quantas pausas seriam mais indicadas para seu corpo, ritmo de treino e o objetivo que pretende alcançar com o CrossFit.

Como aproveitar seu Rest Day

Rest Day significa, necessariamente, passar 24 horas sentado no sofá assistindo TV? Apenas se você quiser. É um dia livre para você promover seu bem-estar. A única recomendação é manter uma alimentação balanceada, pois o metabolismo pode gastar muita energia processando alimentos pesados. Um cardápio nutritivo – para fortalecer as defesas corporais – e de fácil digestão seria o ideal.

Quem não suporta ficar parado pode optar por exercícios relaxantes. Yoga ou pilates, por exemplo, equilibram corpo e mente. Até uma caminhada leve pode servir, o importante é sua satisfação pessoal. Sabemos que muitas pessoas precisam movimentar o corpo pelo menos uma vez ao dia para se sentir bem.

Se a yoga pareceu uma boa opção de descanso, olhe que bacana este vídeo que ensina a praticar em casa.

Você já sabia da importância do Rest Day para seu rendimento? Qual a sua frequência de descanso? O que você costuma fazer durante suas pausas? Conte pra gente!

Aline Welinsky

Compartilhar
Publicado por
Aline Welinsky

Últimos Posts

Chegou no Brasil! Conheça tudo sobre a creatina do Ronnie Coleman

A chegada da creatina da marca Ronnie Coleman ao Brasil é um momento significativo para…

3 semanas atrás

Melhor Whey Protein do Mercado: Guia de 2024 Atualizado

Revisado por Nutricionistas Baseado em Pesquisas Científicas Produtos testados de verdade Melhores whey protein |…

2 meses atrás

Melhor Pré-Treino do Mercado: Guia de 2024 Atualizado

Revisado por Nutricionistas Baseado em Pesquisas Científicas Produtos testados de verdade O que é |…

2 meses atrás

Adoçantes Artificiais: Afinal, são heróis ou vilões para nossa saúde?

Os adoçantes artificiais, estão por toda parte, desde aquela latinha de refrigerante "zero" até aquele…

2 meses atrás

Comer para Emagrecer: Alimentos e Nutrição para Perda de Peso Saudável

Ah, o eterno sonho de “comer para emagrecer”! Quem nunca se pegou imaginando se aquele…

2 meses atrás

Comer para Emagrecer: Alimentos e Nutrição para Perda de Peso Saudável

Ah, o eterno sonho de “comer para emagrecer”! Quem nunca se pegou imaginando se aquele…

2 meses atrás