Crossfit

Os benefícios do Crossfit Kids: crossfit para crianças

Crossfit Kids? Crossfit para crianças? Que modalidade é essa? As respostas estão aqui! Conheça um pouco mais sobre os benefícios do Crossfit Kids.

Crianças já nascem praticando crossfit

Ao falar em Crossfit Kids, o que vem à sua mente? Imagens de crianças saradas, com corpos trincados? Para quem não conhece, pode soar estranho crianças praticando um esporte tão intenso quanto o crossfit, mas a verdade é que elas já nascem especialistas nele. Isso mesmo: crianças já nascem praticando crossfit.

Pular, correr, puxar, empurrar, agarrar, escalar são umas das primeiras coisas que as crianças aprendem a fazer. Apesar dos boxes recheados de aparelhos modernos, os exercícios do crossfit são funcionais, simples, que muitas vezes usam o próprio corpo como resistência.

Que menino ou menina não sabe pular corda? Escalar um obstáculo? Empurrar um objeto? Para as crianças, um box de crossfit parece um grande parque de diversões. Não tem nada a ver com corpos sarados!

Os benefícios do Crossfit Kids

Já falamos antes sobre os benefícios do crossfit para sua mente e corpo. Embora o post tenha sido direcionado a adultos, muitos desses benefícios independem da idade. Veja quanto o esporte pode fazer bem para o desenvolvimento das crianças:

Descoberta do potencial do corpo

No Crossfit Kids, os pequenos exploram todo o potencial do corpo e descobrem tudo que conseguem fazer.

Crianças são exploradoras natas, mas dependem de estímulos do meio para ir além. Num box, terão à disposição materiais e aparelhos próprios para isso, além de coaches especializados. Por exemplo: escalar móveis em casa pode ser potencialmente perigoso, mas, numa aula de Crossfit Kids, uma criança teria o ambiente perfeito para praticar de maneira segura.

Construção de hábitos saudáveis

O mundo vem exigindo cada vez menos movimentação corporal, talvez desde a invenção do controle remoto. Pode ser um desafio convencer uma criança de que existe mundo longe da TV, celular ou videogame. Essas não são tentações exclusivas das crianças, mas acabam sendo mais nocivas a elas do que aos adultos.

Se desenhos são divertidos e educativos, nosso corpo é uma fonte inesgotável de atividades, e as crianças têm muita energia para gastar. TV e esportes podem sim coexistir numa rotina saudável, e cabe aos adultos apresentar diferentes formas de entretenimento e distribuir o tempo na rotinados pequenos.

Além do mais, qualquer esporte necessita de um cuidado maior com a alimentação, para compensar o gasto calórico do corpo. Vale sempre o acompanhamento de um nutricionista.

Gasto seguro de energia

Quando se fala de crianças, falar sobre segurança nunca é demais. Afinal, elas estão aprendendo sobre o mundo e não tem muita noção de consequências. Por outro lado, como canalizar tanta energia acumulada sem pôr a saúde em risco? É difícil manter uma criança ativa 24h sob supervisão.

Lembre-se: é sempre mais efetivo ensinar uma criança qual a maneira segura de fazer algo que tentar impedi-la. Afinal, quem garante que ela não vai tentar quando ninguém estiver olhando? O Crossfit Kids pode ajudar muito nisso, porque tanto o ambiente quanto a supervisão dos coaches faz diferença na prevenção de lesões.

Melhora na saúde e qualidade do sono

É claro, não poderíamos fechar a matéria sem ressaltar o impacto positivo do crossfit no funcionamento do corpo. É trabalhado o metabolismo, o sistema cardiorrespiratório, cardiovascular, muscular, além de aumentar a coordenação motora, equilíbrio, concentração e agilidade. Imagine a diferença que esses benefícios fazem na vida de um ser em desenvolvimento!

E não para por aí: com a energia sendo gasta de maneira saudável, alimentação controlada e corpo funcionando como nunca, uma boa noite de sono nunca será tão bem-vinda. Talvez até inevitável.

Por que o Crossfit Kids?

Muitos dos benefícios citados não são inerentes ao crossfit, mas sim de qualquer esporte. Então, por que escolher o crossfit para seus filhos, afilhados, sobrinhos etc.?

Bom, muito dessa escolha é questão de personalidade, disponibilidade de boxes e uma série de fatores, mas o crossfit se baseia no desenvolvimento funcional do corpo por meio de movimentos naturais. Talvez esse seja seu grande diferencial. Ele não prepara os pequenos para conhecerem técnicas milenares de arte marcial ou a melhor maneira de chutar uma bola. Ele apenas desenvolve mecanismos inatos dos nossos braços, pernas e tronco, para que possamos nos conhecer profundamente. Além disso, não existe uma idade minima para fazer crossfit.

E o melhor? Ele não exclui a prática de outros esportes, na verdade, prepara o corpo para que dê sempre o seu melhor, independente da atividade. Não é legal?

Você já conhecia o Crossfit Kids? Acha válido a prática do esporte por crianças? Divida sua opinião aqui com a gente!

Aline Welinsky

Compartilhar
Publicado por
Aline Welinsky

Últimos Posts

Chegou no Brasil! Conheça tudo sobre a creatina do Ronnie Coleman

A chegada da creatina da marca Ronnie Coleman ao Brasil é um momento significativo para…

4 semanas atrás

Melhor Whey Protein do Mercado: Guia de 2024 Atualizado

Revisado por Nutricionistas Baseado em Pesquisas Científicas Produtos testados de verdade Melhores whey protein |…

2 meses atrás

Melhor Pré-Treino do Mercado: Guia de 2024 Atualizado

Revisado por Nutricionistas Baseado em Pesquisas Científicas Produtos testados de verdade O que é |…

2 meses atrás

Adoçantes Artificiais: Afinal, são heróis ou vilões para nossa saúde?

Os adoçantes artificiais, estão por toda parte, desde aquela latinha de refrigerante "zero" até aquele…

2 meses atrás

Comer para Emagrecer: Alimentos e Nutrição para Perda de Peso Saudável

Ah, o eterno sonho de “comer para emagrecer”! Quem nunca se pegou imaginando se aquele…

2 meses atrás

Comer para Emagrecer: Alimentos e Nutrição para Perda de Peso Saudável

Ah, o eterno sonho de “comer para emagrecer”! Quem nunca se pegou imaginando se aquele…

2 meses atrás